terça-feira, 24 de setembro de 2013

Arranjos com girassol.


É primavera!
Olhamos para os lados e estamos cercados de flores. As floriculturas estão cada dia mais coloridas com espécies das mais variadas e exóticas. Que tal levar um pouco dessa alegria para dentro de sua casa? Agora darei dicas de arranjos simples e bonitos com uma das flores mais belas da estação: o girassol.
O girassol tem esse nome porque é uma flor que sempre gira no caule voltando a sua face sempre ao sol. Ao percurso pelo céu, o girassol segue o trajeto do sol o dia todo, como se fosse admirá-lo. O desenvolvimento crescente de variedades com tamanho reduzido, os mini girassóis, fez com que a utilização do girassol como planta ornamental aumentasse muito nos últimos anos, permitindo passasse a figurar mais frequentemente em arranjos e decorações.
 


As flores de girassol representam dignidade, glória e paixão, sugerindo uma altivez que se mantém com alegria, respeito e integridade. Seu estilo exótico e sua cor, amarelo sol intenso, trazem vida e muita energia aos ambientes.
Existem diferentes maneiras de utilizar o girassol, tanto na montagem de arranjos como na decoração de ambientes. Darei algumas sugestões para você:
 


  • Cortando-se o caule bem próximo a flor, o girassol pode ser utilizado em um vaso pequeno, tipo taça, com base estreita e boca larga, ou ainda em taças grandes de sobremesa ou aquários, sempre de vidro, para que a flor fique aparente, mas sem sair do vaso. A água deve ficar aproximadamente 5 cm abaixo da borda, de modo que ao colocar a flor, ela fique totalmente dentro do vaso. Você pode também experimentar utilizando a espécie miniatura e nesse caso coloque um número ímpar de flores proporcional às dimensões do recipiente. Esse arranjo pode ser utilizado como um centro da mesa de jantar ou de mesa de centro, decorando a pia do lavabo ou sobre o criado-mudo.
 


  • Esse estilo de arranjo, de sete ou mais girassóis, dependendo do tamanho das flores, é montado juntando os caules e amarrando de modo que elas fiquem viradas para fora e façam uma volta completa, terminando com uma ou mais flores no topo da composição. A topiaria de girassóis pode ser utilizada em diferentes tipos de vasos. O importante nesse caso é que a altura do arranjo seja proporcional à altura do vaso. Coloque água e utilize pedras no fundo do vaso ou junco em volta do caule das flores para que o arranjo fique de pé no centro do vaso. Esse tipo de arranjo pode ficar em um aparador, em uma mesa lateral, no balcão de uma loja, em uma recepção tanto no balcão de atendimento quanto na mesa lateral ou em um criado-mudo no quarto.
 


  • Girassóis com junco fazem uma combinação extremamente elegante. Para esse tipo de arranjo utilize sempre um número ímpar da flor e um maço de juncos. Corte o caule dos girassóis de modo que eles fiquem escalonados. O junco deve ser aparado reto e é ele quem dá a altura do arranjo, que deve ficar com a parte para fora mais ou menos da mesma altura do vaso. O importante é que as flores estejam todas voltadas para frente. Pode ser usado em diversos ambientes: sobre aparadores, mesas laterais, criados-mudos ou balcões.
 
Usando a imaginação, podemos montar uma variedade de composições, unindo folhagem, ramos de trigo, velas ou algo que seja do gosto de vocês. Arranjos com papiros, orquídea chuva-de-ouro e musgo na base ficam surpreendentes! Você pode utilizar como base desses arranjos vasos de vidro, cerâmica rústica ou caixas de madeira. Deixar flores soltas sobre a mesa ou unir a um presente, como uma garrafa de vinho ou chocolates é uma ideia bem diferente e muito elegante.
 


O girassol é uma flor que não precisa de muita água, mas é preciso cuidado ao utilizar outras plantas junto com ele, como por exemplo o junco, que puxa muita água. Para sua flor durar mais, corte o caule a 45º e amasse um pouco a ponta do caule, para que a flor puxe a água com mais facilidade. Não se esqueça de trocar a água do vaso todos os dias. Observem que o girassol em si já é uma flor que enfeita o ambiente, portanto não misture demais para que ele não perca sua imponência.
 

0 comentários:

Postar um comentário