terça-feira, 29 de outubro de 2013

Árvores frutíferas em vasos - parte 02


Na última coluna citei exemplos de frutas que você pode colher no terraço da sua casa. Hoje darei algumas dicas técnicas para que todo o esplendor da natureza esteja bem próximo, através das flores e frutos, cores e aromas em seu próprio jardim. Quando for preparar o vaso para o plantio, é fundamental garantir um bom sistema de drenagem para escoar a água das regas e evitar o apodrecimento das raízes. Antes de colocar a mistura de terra, coloque uma camada de argila expandida no fundo do vaso.
 
 
Prepare a mistura de solo da seguinte forma: 1 parte de terra vegetal, 1 parte de húmus de minhoca e 1 parte de areia. Encha o vaso com a mistura até mais ou menos a metade e ajeite a muda de forma que ela fique na altura desejada.
 
 
Lembre-se de fazer a tarefa com cuidado, preservando o torrão de terra da muda, pois ele protege as raízes. Agora complete o vaso com a mistura de terra e faça uma rega abundante.
 
 
Terminado o plantio, é recomendável cobrir a superfície da terra com pedriscos: além do vaso ficar mais bonito, esta cobertura protege e mantém a umidade do solo. E por falar em proteção, no início, a planta deve ficar num local arejado, mas longe dos ventos fortes.
 
 
Além disso, nesse período inicial do plantio da muda, ela deve receber bastante sol mas nos horários mais amenos, de preferência na parte da manhã.
 
 
As regas devem ser frequentes e reguladas com as condições do tempo. O solo não deve ficar seco, nem encharcado. Uma boa dica é colocar o dedo na terra; se grudar, não é necessário pôr água. A planta muito molhada só transpira. A raiz apodrece e as folhas aparentam estarem secas. As plantas que ficam em lugar com vento necessitam de borrifadas para hidratação.
 
 
Após o período de adaptação, a planta deve receber diariamente pelo menos 4 horas de luz solar direta. É preciso também cuidar da nutrição das frutíferas. No cultivo em vasos, as adubações devem ser realizadas com maior frequência e adequadas à espécie escolhida (no mínimo, três vezes por ano). De forma geral, dê preferência às adubações orgânicas com esterco curtido, torta de mamona, húmus de minhoca, etc.
 
 
Deve-se fazer a poda, se necessário, no inverno, período em que as plantas "hibernam". Elimine galhos secos e doentes e adube. Monitore constantemente a planta e cuide para que não crie cochinilhas, pulgões, fungos e ácaros, que podem atrapalhar seu desenvolvimento.
 
 
Depois de todas essas dicas, será um prazer comer frutas frescas colhidas no seu belo terraço. Delicie-se com o sabor do seu trabalho e com a natureza mais perto de você.

 

0 comentários:

Postar um comentário