quarta-feira, 26 de junho de 2013

Cuide do seu jardim no inverno – parte 1


No Brasil, quando falamos em inverno a imagem que criamos é muito mais agradável do que uma paisagem de árvores com galhos secos e desfolhados e ausência completa de flores. Nossos jardins, principalmente aqui no Espírito Santo, onde o clima é mais ameno, podem resistir aos efeitos das baixas temperaturas. Com os devidos cuidados, as plantas dos jardins e dos vasos podem resistir bem aos efeitos do frio, chegando bonitas e sadias na primavera. Além disso, muitas espécies enfeitam e colorem nosso inverno, pois florescem nesta época. É o caso dos lírios, rosas, crisântemos, tulipas, bico-de-papagaio, jasmim-amarelo, jasmim-manga, glicínia e copo-de-leite.

 

Um dos principais cuidados que se deve observar nesta estação é com a quantidade de regas, já que as baixas temperaturas reduzem a necessidade de água. O excesso de umidade pode causar apodrecimento das raízes e a proliferação de fungos e insetos. Nas flores de jardim, como o amor-perfeito e a petúnia, o ideal é molhar a planta duas vezes por semana. As plantas de interior  também devem ter suas regas reduzidas.

 
 

Quanto às adubações, são recomendadas apenas para as plantas que se desenvolvem e florescem no inverno. Árvores, arbustos e cercas-vivas podem ser podadas nesta época, desde que não estejam florindo. O período também é bom para fazer o transplante de trepadeiras, arbustos e árvores que estiverem em seu período de dormência. Em julho e agosto, as roseiras devem ser podadas e adubadas com adubo orgânico. É a chamada poda anual das roseiras. De qualquer forma, é importante saber que as podas são muito importantes para as roseiras, para incentivar o surgimento de novos brotos e aumentar a floração. Desta forma, as espécies continuarão enfeitando e colorindo o inverno, chegando na primavera ainda mais sadias e bonitas. E atenção: o corte deve ser feito em diagonal, sempre 1 cm acima da gema mais próxima.

 
 

Não é difícil obter um efeito florido no jardim, mesmo nos meses de inverno.
O cultivo de floríferas garante colorido e vida nos canteiros, alegrando os dias frios. Alterne com plantas que florescem em outras estações e seu jardim estará sempre alegre e colorido.

 


0 comentários:

Postar um comentário