segunda-feira, 15 de julho de 2013

Cuide do seu jardim no inverno - parte 2


De uma maneira geral, as plantas no outono/inverno perdem uma boa parte de suas folhas, o que oferece uma ótima oportunidade para verificar as suas condições. Evite fazer cortes e podas de correção, eliminando apenas os ramos que apresentarem algum problema sério. Nada de podar plantas que irão florir no inverno ou início da primavera, pois sua floração pode ser prejudicada.  Alguns exemplos são as azaléias, caliandra, ciclame, congéia, cravo, delfínio e giesta. Para que se obtenha floração exuberante nos meses de junho a novembro, recomenda-se semear de fevereiro a maio. Podas educativas (aquelas que dirigem o crescimento das folhagens) também não são recomendadas. O certo é fazer apenas uma poda de limpeza, retirando folhas amareladas e galhos secos para favorecer a penetração dos raios solares entre os galhos da planta. Essa poda de limpeza é especialmente indicada para as cercas vivas.

 
 

Com pequenos cuidados, as flores podem resistir ao inverno e florescer ainda mais bonitas com as baixas temperaturas. Entre algumas espécies de plantas que estão em plena floração durante o inverno, podemos citar ainda o ipê amarelo, ipê rosa, kalanchoe, orquídeas cymbidium e eritrina.

 
 

Em relação ao gramado, muita gente fica preocupada durante o inverno e, às vezes, exagera nos cuidados. Nos meses frios, a grama merece realmente alguns cuidados: limpeza, aeração e cobertura, mas sem dramas! Deve começar a limpeza com a retirada das ervas daninhas, de preferência manualmente para que sejam extirpadas as raízes. Depois disso, a grama pode ser aparada. Após o corte, é recomendável recolher o excesso de aparas, pois durante o inverno é preciso garantir a aeração do gramado. Retire os restos do corte com um ancinho ou uma vassoura de arame. A cobertura do gramado nessa época do ano com terra vegetal incorpora ao solo alguns nutrientes e também ajuda a nivelar o gramado, cobrindo eventuais buracos. Não é preciso adicionar adubo à terra (nesta época a grama está em estado de repouso e a adubação não será bem aproveitada). Também não é preciso "soterrar" a grama: uma camada de no máximo 3 cm de altura é suficiente para cumprir a função. Caso o gramado apresente falhas, aproveite para corrigi-las antes da cobertura, completando as áreas com pedaços de placas de grama da mesma espécie. Após a cobertura, regue o gramado para ajudar a incorporar a terra.

 
 

 
No final do inverno, é aconselhável fazer uma adubação de preferência química que a ação é mais rápida, suprindo assim as necessidades das espécies vegetativas que estão saindo do período de dormência e necessitam de todo o vigor para a chegada da primavera. Esses adubos possuem doses concentradas de nutrientes como : nitrogênio, fósforo e potássio. Sendo assim, devem ser utilizados com muito cuidado, pois se forem aplicados de forma exagerada podem vir a prejudicar as plantas.
 
 
Por fim, lembre-se que a folhagem dessas plantas que florescem no inverno também é muito ornamental e continua bonita mesmo depois que as flores acabam.


 

   

0 comentários:

Postar um comentário