quarta-feira, 10 de julho de 2013

Piscinas


Numa cidade como a nossa, onde bastam poucos passos para se desfrutar de uma das mais belas praias do país, há pessoas que preferem outra opção de se refrescar: a piscina. E quem pensa que esta é uma opção difícil está enganado. As piscinas estão cada vez mais populares. É claro que, diversos fatores como tipo de solo, posição do sol, tamanho do terreno poderão interferir, mas o fundamental é a sua vontade de investir.

Não pense que para isso você precisa ter muito dinheiro. Hoje em dia, existem diversas opções para todos os bolsos. O preço vai depender do tipo e do tamanho da piscina que escolher. A evolução tecnológica trouxe novos materiais - a fibra de vidro, por exemplo - que podem reduzir em até 70% o custo do produto. Além disso, ainda temos facilidades de pagamento: é possível fazer financiamentos em até 12 prestações.
Mas por onde começar? Você deve estar se perguntando. A seguir darei orientações para evitarmos erros comuns. O primeiro passo é contratar um arquiteto para elaborar o projeto. É nele que se definem as instalações elétricas e hidráulicas e a iluminação da piscina. Cada detalhe precisa ser bem elaborado e estudado, para que problemas mais sérios não aconteçam e você tenha prejuízos ao invés de descanso. O profissional vai desenhar a piscina de acordo com o modelo arquitetônico da sua casa e oferecer sugestões de formas, cores e materiais a serem empregados.
O segundo passo é escolher uma empresa adequada para a construção de sua piscina. As empresas de engenharia são responsáveis em executar o projeto idealizado pelo arquiteto. É importante que você verifique se a que escolheu tem bons antecedentes e é bem vista no mercado.
O terceiro passo é pesquisar o preço das piscinas. Com o projeto em mãos e a ideia do tipo de piscina que você vai construir, comece a pesquisa de preços para a compra dos materiais. Veja se é vantagem comprar tudo em um único local ou se é melhor selecionar os lugares mais baratos.
E o último passo é acompanhar a construção. Não precisa ficar o tempo todo ao lado dos trabalhadores da obra, mas a supervisão, de vez em quando, é recomendável para que tudo saia da forma que imaginou.
Junto ao arquiteto você vai definir o material da sua piscina. Abaixo cito alguns deles:
 
 
Concreto - Os modelos desse material chegam a custar até três vezes mais que os outros e levam mais tempo para ser construídos. Mas, em compensação, podem ter a forma e o tamanho desejados, além de variadas cores e acabamentos. A durabilidade é por tempo indeterminado. Porém, se não for construída adequadamente, os reparos são mais caros e complicados. Seu prazo médio de instalação é de, no mínimo, 45 dias.
 
 
Vinil - Com base de alvenaria e revestida por um filme de PVC com espessura que varia de 0,6mm a 0,8mm, a piscina de vinil, também pode ser feita no formato e tamanho que o proprietário quiser. Por outro lado, esse tipo de revestimento está sujeito a cortes acidentais, causados por objetos pontiagudos. Com os devidos cuidados e manutenção ela dura até 10 anos. Essa nova tecnologia no Brasil, já é utilizada há mais de 50 anos em países como Canadá, Estados Unidos e Europa. Além de conservar melhor a temperatura da água, você pode personalizar a sua piscina de acordo com o formato, tamanho e estampa que desejar. Um dos motivos que levam as pessoas a optarem pelo vinil é que ele é de fácil manutenção e dispensa a impermeabilização. O cliente também pode trocar a estampa da piscina assim que desejar. A principal vantagem deste material é que evita qualquer tipo de vazamento, visto que é inteiro e flexível, capaz de suportar as movimentações naturais do solo.
 
 
Fibra de vidro - Mais barato e mais rápido de instalar, esse tipo possui algumas restrições de formato e transporte. Tem um menor custo de instalação que dispensam materiais básicos de construção como blocos e tijolos e durabilidade comprovada de mais de 15 anos com garantia. As superfícies das piscinas de fibra são totalmente lisas e polidas, o que facilita o tratamento e a limpeza. Os modelos e tamanhos são pré-definidos pelo fabricante e a instalação torna-se inviável em terrenos ou locais de difícil acesso. O prazo médio de instalação é de 7 a 10 dias.
 
 
 
 

 

0 comentários:

Postar um comentário