quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Quadros - harmonia em sua casa.


O quadro é importante elemento de decoração e muitas vezes ele pode valorizar seu ambiente ou, se mal empregado, destruir sua decoração. Além de combinar cor e estilo, os quadros devem ser bem posicionados. O local para a fixação de um quadro deve levar em conta aspectos básicos de decoração, como:
Visibilidade -  o quadro deve estar numa altura suficiente para que seja facilmente visualizado.
Luminosidade - deve estar num local com bastante luminosidade, de modo a dispensar luz artificial, a não ser que a sua intenção seja exatamente usar esse recurso.
Volume - colocar um quadro grande numa parede relativamente pequena, ou vice-versa, desequilibra o ambiente, deixando o ambiente desconfortável.
Harmonia - deve existir uma relação com o ambiente e não o ambiente com o quadro. É certo que, nesse caso, a relação vai depender muito da sua imaginação.


Uma das coisas mais difíceis na decoração é acertar na disposição dos quadros. Com algumas dicas você vai conseguir realçar o ambiente e deixá-lo mais aconchegante. Lembre-se: em decoração, tudo depende muito do bom senso e gosto pessoal. Portanto, siga as dicas a seguir apenas como auxílio na sua intuição.


        Faça com que o ponto médio do quadro se situe em torno de 1,70 metro do chão. Assim, o quadro ficará na altura dos olhos.
        Deixe uma distância mínima de 30 cm entre os móveis e a base dos quadros.
        Decida quanto quer deixar de margem entre os quadros e use esta medida como padrão para que sua composição fique bem ordenada (aconselha-se deixar aproximadamente 15 cm).


        Para não errar recomenda-se não misturar os estilos. Tapeçaria combinada com quadros, por exemplo, não é uma opção feliz. Também não misture gravuras, telas e fotos na mesma parede.
        As cores do quadro devem estar presentes em algum móvel ou objeto de decoração, como tapetes e almofadas.
        O tom da moldura também deve acompanhar alguma das cores existentes na tela.


        Não se deve exagerar na quantidade e no tamanho dos quadros em cômodos pequenos, principalmente se eles já têm muitos móveis.
        Molduras iguais, mesmo com diferentes tamanhos, dão mais certo. Estilos variados podem resultar em combinações menos harmônicas.
        Disponha o quadro na posição vertical em paredes estreitas, com até 1,5 metro de largura.


        Em escadas, siga o alinhamento dos degraus até acabar o campo visual.
        No hall de entrada, escolha uma peça única e grande. Neste ambiente também é indicado o uso de espelhos.
        Use um móvel como ponto de referência para distribuir as telas em áreas com muitos quadros. Se os quadros forem divididos em blocos, pode haver a necessidade de um alinhamento vertical, além do horizontal que serve como base da composição.


        Adequar o tema da pintura ao cômodo é muito bem-vindo. Salas de jantar, por exemplo, combinam com naturezas mortas. Ambientes modernos combinam mais com pinturas abstratas e "cleans".
        Iluminação é importante. Cuide para que a iluminação ambiente não cause sombras e nem modifique os tons da pintura. À noite, utilize luzes direcionadas aos quadros embutidas em gesso.
        Use a criatividade. Você pode simplesmente apoiar o quadro num aparador, na mesa de cabeceira ou até mesmo no chão. Fica um charme!


Para evitar erros, faça um estudo da distribuição dos quadros antes de furar as paredes. Recorte moldes idênticos aos quadros e faça alguns testes de organização. Comece pelo quadro central e continue com os demais. Quando encontrar a composição definitiva, marque os pontos na parede e faça os furos.

0 comentários:

Postar um comentário