quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Tapetes - saiba como combinar

Sofás, tapetes e cortinas – esses são os itens mais importantes na decoração de uma sala de estar. Por determinarem o estilo do ambiente, fazer boas combinações é resultado de sucesso. As dicas a seguir ajudarão a não errar na escolha, pois o investimento é grande quando se trata do melhor visual para o seu ambiente.
Se você escolher um tapete de estampa gráfica e graúda, tenha em mente que ele será o elemento mais forte da decoração. Por ser uma ousadia, escolha os sofás de cores neutras, pois eles abrem inúmeras possibilidades de combinação. Em seguida, defina a cortina, que deve estar entre a simplicidade e a sofisticação. Escolha um tecido de boa qualidade, usando bastante tecido para dar volume. Mantenha o matiz do sofá, podendo ousar com pequenas variações no tom. Para dar mais importância à cortina, faça uma barra na parte inferior e crie uma caixa, que serve de moldura.


Se você já tem uma cortina que chama bastante atenção na decoração, opte por sofás claros, em tons neutros ou no matiz da cortina (exemplo: se a cortina é azul escuro, o sofá deve ser azul mais claro). Nesse caso seu tapete pode ter estampas de tamanho proporcional ao espaço e suas cores devem puxar para um dos tons da cortina ou para o tom do sofá. No caso de iniciar uma decoração, lembre-se que o tapete deve estar em harmonia com os outros elementos da decoração. Quem optar por um estampado, deve redobrar a atenção na hora de comprar o sofá.


Se houver dificuldade para combinar as estampas, a saída é escolher um sofá liso. Para quem já tem um sofá estampado, tapetes neutros são a melhor opção (exemplo tapetes de fibras naturais).
É importante analisar o piso que predomina no ambiente. Se for muito decorado, o melhor é fugir das padronagens rebuscadas. Já revestimentos como mármore, cerâmicas lisas e tábuas corridas recebem sem problema tapete lisos, estampados ou orientais.



Como foi dito anteriormente, tapetes com cores fortes combinam melhor com sofás e poltronas claras ou neutras. Assim, o ambiente não fica sobrecarregado. As cores dos tapetes devem ter relação com a restante da decoração, ou seja, devem conter pelo menos uma das cores neutras presentes nas paredes ou nos sofás. Obviamente que, dependendo da sua localização, os tapetes claros vão sujar-se mais fácil e frequentemente do que tapetes escuros. Leve em conta essa observação uma vez que os tapetes nem sempre são práticos nem baratos de limpar.


Não tenha receio de escolher tapetes estampados (geométricos, orientais, florais, etc) em vez de lisos ou então de combinar os dois. Importante manter o bom senso de não ultrapassar os dois padrões por ambiente e, mesmo assim, é necessário criar um equilíbrio estético. Se o sofá tiver um pequeno padrão floral, você deve escolher um tapete com um padrão maior; se as cortinas ou sofás tiverem estampas de grandes dimensões, a estampa do tapete deve ser menor. Tapetes com um desenho central só funcionará num ambiente onde os móveis estejam dispostos em torno do mesmo ou sob uma mesa de vidro, por exemplo.


Em relação aos famosos e desejados tapetes orientais, saiba que eles não estão restritos somente a ambientes clássicos. Há modelos entre os mais modernos da atualidade. Alguns designers apostam nesse tipo de tapete para dar conforto. Em uma decoração de linhas retas são peças-chaves, pois dão aconchego ao ambiente. A estampa fica restrita a eles e você deve usar almofadas e acessórios lisos nos mesmos tons.
Assim como numa decoração em que é permitido misturar móveis e objetos de décadas diferentes, o mesmo vale para os tapetes, desde que feito com bom senso.

 


0 comentários:

Postar um comentário