Não importa qual seja seu produto: roupas, informática, carros,
eletrodomésticos, comida por quilo ou mesmo uma grife da moda. Todo bom
comerciante sabe que para vender bem, uma loja precisa ter preços competitivos,
ótimo atendimento e boa localização. Mas além disto, um cuidado especial com o visual
da loja - ou seja, sua arquitetura - tornou-se fundamental nos dias atuais. Não
precisa ser sofisticada e cara - basta trabalhar corretamente com forma, luz e
cor.
A arquitetura vem se tornando cada vez mais acessível e visível. Os prédios
ganham grife e seus interiores são elaborados por profissionais que
personalizam com sua marca esses espaços. Com criatividade, bons profissionais contornam a tecnologia
deficitária brasileira e transformam muitas vezes fachadas antigas e inóspitas
em verdadeiras embalagens de grande impacto visual. São infinitas as possibilidades
da composição de uma loja e estas podem se transformar, nas mãos de um bom
arquiteto, em gigantescos outdoors.
A solução arquitetônica é definida pelo
espaço físico disponível (localização do terreno ou construção já existente),
muitas vezes superando obstáculos como lotes reduzidos ou construções vizinhas
de grande destaque. Neste caso específico, contrapondo-se ao cenário de grandes
vitrines no entorno, pode-se abrir para a rua apenas uma pequena janela quadrada.
Esse elemento marcante da arquitetura se destaca em meio à fachada totalmente simples. É um recurso
extremo e cuja intenção é tornar a vitrine algo intrigante. Em alguns casos,
como restaurantes localizados nas ruas, para manter a privacidade dos clientes
é praticamente necessário “fechar” a fachada, propiciando privacidade mas não
perdendo a beleza estética do estabelecimento comercial. É interessante
observar como o conceito da fachada orienta todo o projeto do interior das
lojas.
Em casos de instalações comerciais em terreno de pequenas dimensões, as
lojas podem ter aberturas envidraçadas
que transformam os interiores em autênticas vitrines. Na face voltada para a
via pública, a opção deve ser por um desenho
limpo, na superfície o logotipo da loja e o vão frontal totalmente
tomado pela fachada-vitrine. Dessa forma, da rua pode-se observar quase a
totalidade do interior - e estimula a entrada.
Quando o ponto comercial
fica numa esquina, a arquitetura pode tirar partido máximo dessa condição.
Permitindo vistas de ângulos diversos, o projeto da loja deve priorizar uma
vitrine em evidência. Muitas vezes por trás das formas simples esconde-se uma
engenhosa elaboração e uma complexidade de composição.
Muitas vezes, para
atender a legislação da prefeitura, recuos na parte frontal e numa das laterais
do lote podem favorecer a arquitetura. Nestes casos, onde as dimensões ficam
ainda menores, o recurso principal é destacar a fachada com materiais
diferenciados, demarcando a presença do imóvel.
Réguas de madeira de reflorestamento, tijolos aparentes reaproveitados
de antigas edificações contrastam com a alvenaria e criam rico impacto visual. Uma
fachada surpreendente, um grande vão envidraçado, pequeno jardim e pátio
externo favorecido pelos recuos acomodam-se num agradável arranjo que convida à entrada e estimula a permanência.
Aliás, explorar
revestimentos diferenciados em
contraste com elementos comuns em construções (alvenaria e vidro) atrai a
atenção do pedestre e destaca o imóvel do entorno. Telhas metálicas, ripados de
madeiras ou cimento queimado usados de uma forma harmônica, proporcionam uma
contraposição visual responsável por um caráter mais acolhedor. Outro recurso
utilizado e de grande efeito é trabalhar o piso da calçada de forma a sugerir que a loja é um prolongamento
do meio externo e vice-versa, criando a sensação de maior amplitude interna.
Tudo isso se levando em conta que a arquitetura não pode se destacar mais que
os produtos à venda.
Lembre-se
que o projeto arquitetônico comercial deve apresentar propostas personalizadas
para atingir o público que o proprietário deseja atrair. Cada mercado tem suas
peculiaridades. Se, por um lado, o comércio brasileiro se desenvolve a passos
largos, por outro é necessário, por parte dos profissionais do setor, constante
atualização e a consciência de que, para obter êxito, qualquer negócio deve ser
apoiado no devido planejamento estratégico e assessoria técnica especializada.
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