Ao
caminhar pelo centro da cidade essa semana, observei as lojas da cidade e
principalmente as vitrines. Fiquei tristemente surpreso ao observar o desleixo
dos comerciantes com o que constitui um dos
principais instrumentos para fazer com que o cliente seja atraído pelos
produtos de sua loja.
Quanto mais persuasiva, bonita e sedutora for uma vitrine, maior o seu poder de estimular o desejo de consumo do observador. A vitrine é uma forma de propaganda que pode ser sempre inovada; é um espaço que mostra o essencial, que valoriza o produto, transformando-o em objeto de desejo. Pesquisas comprovam que o olhar do consumidor ao passar por uma vitrine não dura mais que 10 segundos, e mesmo assim é responsável por 70% das vendas. A vitrine é uma das formas de sua empresa se diferenciar, mostrando seu esforço em satisfazer o consumidor e dessa forma incentivando-o a adquirir o produto ali exposto.
Como o assunto é muito extenso, vou abordá-lo aos poucos dando dicas e fazendo observações para que você, proprietário de um estabelecimento comercial, saiba tirar vantagens desse espaço nem sempre valorizado.
Evite poluição visual, ou seja, excesso de informação. Nunca exponha grande quantidade de mercadorias - display, adesivos, cartazes, sem falar nos vasinhos que muitos colocam para enfeitar. Muitos lojistas acreditam que expondo muita mercadoria maior será a venda, mas isto não é uma verdade. O que acaba acontecendo é que, com muita mercadoria colocadas lado a lado, não se destaca o detalhe que o produto tem, e ainda tira o charme que cada um deve ter para seduzir o consumidor. Evite excesso de flores, vasos, detalhes que fazem com que o consumidor confunda sua decoração com seus produtos.
Organize em grupos, ou seja, preocupe-se com os espaços entre os displays e os produtos. Os grupos de dividem em: marcas, estilos e, principalmente, feminino, masculino e infantil. O espaço entre as mercadorias ajuda no controle da poluição, traz para a vitrine equilíbrio e o principal: uma fácil leitura. O espaço ideal entre o display é em média 30 cm.
Trabalhe a tridimensionalidade, ou seja, o teto, piso, lateral e fundo. Normalmente é trabalhado somente no piso e o teto é pouco usado. O correto é trazer das laterais e do teto as decorações que estão sempre colocadas entre os produtos, confundindo o consumidor. Trabalhar a profundidade corretamente requer ter produtos intercalados ora na frente, ora mais ao fundo, dando assim um movimento, o que é muito agradável aos olhos.
Preocupe-se com a iluminação. Não há como se ter uma vitrine bonita sem uma iluminação dirigida. A iluminação é o grande segredo de uma boa vitrine! Como esse tópico é muito importante, falarei numa próxima coluna exclusivamente sobre o assunto.
Saiba pra quem vai fazer sua vitrine. Antes de montar sua vitrine faça uma pesquisa sobre como pensa o consumidor que se quer atingir. Analise também o bairro em que está sua loja, a circulação dos corredores ou da rua em que está localizada. Faça uma pequena investigação sobre o que tem ao seu redor no bairro e descubra qual o tipo de empresa que a cerca, pois este item determina qual é melhor data para se montar sua vitrine e qual a periodicidade que deve ter.
Essas dicas são fundamentais para começar um projeto de vitrine. Faça uma experiência e veja como o resultado será bom. A vitrine tem que ter vida e mudá-la faz parte do sucesso da loja. Use e abuse desta ferramenta de vendas. Lembre-se que a vitrine não é responsável somente pela venda de uma loja – ela carrega a identidade visual da sua empresa!
Quanto mais persuasiva, bonita e sedutora for uma vitrine, maior o seu poder de estimular o desejo de consumo do observador. A vitrine é uma forma de propaganda que pode ser sempre inovada; é um espaço que mostra o essencial, que valoriza o produto, transformando-o em objeto de desejo. Pesquisas comprovam que o olhar do consumidor ao passar por uma vitrine não dura mais que 10 segundos, e mesmo assim é responsável por 70% das vendas. A vitrine é uma das formas de sua empresa se diferenciar, mostrando seu esforço em satisfazer o consumidor e dessa forma incentivando-o a adquirir o produto ali exposto.
Como o assunto é muito extenso, vou abordá-lo aos poucos dando dicas e fazendo observações para que você, proprietário de um estabelecimento comercial, saiba tirar vantagens desse espaço nem sempre valorizado.
Evite poluição visual, ou seja, excesso de informação. Nunca exponha grande quantidade de mercadorias - display, adesivos, cartazes, sem falar nos vasinhos que muitos colocam para enfeitar. Muitos lojistas acreditam que expondo muita mercadoria maior será a venda, mas isto não é uma verdade. O que acaba acontecendo é que, com muita mercadoria colocadas lado a lado, não se destaca o detalhe que o produto tem, e ainda tira o charme que cada um deve ter para seduzir o consumidor. Evite excesso de flores, vasos, detalhes que fazem com que o consumidor confunda sua decoração com seus produtos.
Organize em grupos, ou seja, preocupe-se com os espaços entre os displays e os produtos. Os grupos de dividem em: marcas, estilos e, principalmente, feminino, masculino e infantil. O espaço entre as mercadorias ajuda no controle da poluição, traz para a vitrine equilíbrio e o principal: uma fácil leitura. O espaço ideal entre o display é em média 30 cm.
Trabalhe a tridimensionalidade, ou seja, o teto, piso, lateral e fundo. Normalmente é trabalhado somente no piso e o teto é pouco usado. O correto é trazer das laterais e do teto as decorações que estão sempre colocadas entre os produtos, confundindo o consumidor. Trabalhar a profundidade corretamente requer ter produtos intercalados ora na frente, ora mais ao fundo, dando assim um movimento, o que é muito agradável aos olhos.
Preocupe-se com a iluminação. Não há como se ter uma vitrine bonita sem uma iluminação dirigida. A iluminação é o grande segredo de uma boa vitrine! Como esse tópico é muito importante, falarei numa próxima coluna exclusivamente sobre o assunto.
Saiba pra quem vai fazer sua vitrine. Antes de montar sua vitrine faça uma pesquisa sobre como pensa o consumidor que se quer atingir. Analise também o bairro em que está sua loja, a circulação dos corredores ou da rua em que está localizada. Faça uma pequena investigação sobre o que tem ao seu redor no bairro e descubra qual o tipo de empresa que a cerca, pois este item determina qual é melhor data para se montar sua vitrine e qual a periodicidade que deve ter.
Essas dicas são fundamentais para começar um projeto de vitrine. Faça uma experiência e veja como o resultado será bom. A vitrine tem que ter vida e mudá-la faz parte do sucesso da loja. Use e abuse desta ferramenta de vendas. Lembre-se que a vitrine não é responsável somente pela venda de uma loja – ela carrega a identidade visual da sua empresa!
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