quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Mudanças para o final de ano.

Fim de ano já está chegando e as inevitáveis comemorações também. Visitas de amigos, parentes, despesas com presentes... mas, e aquela vontade de mudar o visual da casa? Fazer uma pequena mudança, passar a virada de ano se sentindo em outro ambiente? Bom, sabendo administrar o salário extra no final do ano e mais algumas dicas que eu darei aqui, você terá uma casa nova sem gastar além do possível.

Modificações rápidas podem ser a solução. Um tecido novo no sofá, um espelho surpreendente, toques de boa arte... isso tudo não exige esforço nem muito dinheiro e fazem enorme diferença. Pra começar, antes de sair comprando móveis, anote as medidas de sua casa.


Em relação às paredes, pense se o ambiente está precisando de uma pintura geral ou apenas um destaque na parede principal. Cores nas paredes continuam em alta. Para não errar, pinte a casa com um tom neutro e deixe a cor forte para destacar um ambiente, um canto, uma parede. Cor forte no teto nem pensar. O branco é um rebatedor natural de luz.


Não exagere na quantidade de quadros. É melhor ter poucos e bons. Uma boa gravura, um quadro representativo ou uma imagem que lhe transmita algum tipo de emoção pode causar um grande impacto visual. Se você já tem quadros, escolha os mais bonitos e mude as molduras. Ao invés de colocar vários quadros juntos sem valor, invista em apenas um de tamanho proporcional ao ambiente. Um espelho bacana é outro recurso para valorizar um canto meio caído.


Na sala, a escolha do tecido é que vai direcionar a mudança. Um bom tecido acompanhado de almofadas pode ser a solução ideal para uma sala de TV pouco aconchegante. Para revestir, o melhor é o tecido liso. Agora, se a ideia é deixar o ambiente mais sofisticado, aposte em versões mais nobres, com estampas exclusivas. Boa dica é jogar mantas por cima e deixar a cor forte e as estampas somente para almofadas e poltronas. Almofadas sempre dão um toque especial na decoração e como podem ser facilmente trocadas, você deixa a sua casa de cara nova sem gastar muito.


No ambiente de jantar, que tal trocar simplesmente o material do tampo da mesa? Substitua aquele mármore pesado por um tampo em cristal bisotado ou em cristal colorido. As cadeiras de jantar também podem receber almofadas ou serem patinadas mudando completamente o visual anterior. Uma peça de destaque no centro da mesa sempre valoriza o ambiente, como por exemplo uma fruteira ou um arranjo floral. Em ambientes mais descontraídos, uma brincadeira com as cores diferentes nas cadeiras também surte um efeito impressionante!


Tapetes são ótimo recurso para mudar o tom de um ambiente e você deve investir neles. De sisal, nylon ou importados, escolha o que mais lhe agradar, que tenha qualidade e que esteja dentro do seu orçamento. Mas sem exageros na variação de cores e estampas! A elegância está no equilíbrio. Vale misturar o novo com o velho, o rústico com o moderno. Comprando tapetes em cores neutras você tem mais possibilidade de acertar na decoração.


Alguns truques deixam a sala mais alegre e iluminada. As cortinas podem ser modernizadas com xales de voil e substitua o antigo bandô por varões aparentes de madeira ou metal, de acordo com o estilo da decoração. Opte por cortinas com poucos detalhes, corte simples e cores neutras. Um efeito muito interessante é misturar persianas ao fundo com cortinas na frente. Persianas em madeira são duradouras e elegantes, mas fogem um pouco da proposta de economia. Em algumas grandes lojas você consegue persianas de PVC em cores variadas e preços totalmente acessíveis. Excesso de pano nas cortinas está em baixa.


Um fator fundamental é a iluminação. Ela também pode turbinar um ambiente com pouco esforço. Quem vive sob lâmpadas fluorescentes pode optar pelo conforto de uma iluminação indireta - luminárias dispostas estrategicamente operam milagres. Use luz difusa e dimer para controlar a intensidade. Mudanças simples que valorizam qualquer decoração, como a mistura de lâmpadas incandescentes com as lâmpadas frias faz sucesso. Se você já tem abajures na decoração, que tal mudar apenas a cúpula combinando como os novos tons da decoração?


Se você tem prateleiras na parede, pense na possibilidade de pintá-las ou até mesmo trocá-las por outro material, como as de vidro. Se quiser valorizar os enfeites, pinte as prateleiras no tom da parede; se quiser as prateleiras em destaque, invista em cores fortes.


Na estante da sala ou armário do quarto, troque os puxadores por modelos mais modernos e de acordo com o novo visual. E um detalhe que faz toda a diferença e não é o fator mais caro da decoração: os acessórios. Compre vasos, velas, porta-retratos e mantas. Caixinhas de madeira e cestos em palha também fazem grande sucesso nessas horas.

O desafio foi lançado: tornar seu ambiente mais arrojado, contemporâneo e aconchegante sem extrapolar no orçamento doméstico. Lembre-se sempre: menos é sempre mais. A casa não precisa ter dezenas de móveis ou bibelôs para ficar bonita.

0 comentários:

Postar um comentário