segunda-feira, 26 de maio de 2014

A arte do Graffiti.


Mesmo sendo considerada ainda por muitas pessoas como uma “arte menor”, o Graffiti é definitivamente uma forma de arte contemporânea de grande apelo visual e comercial. Não devemos confundir o graffiti com a pichação. Esta sim, é um ato de vandalismo que só visa à depredação do patrimônio das nossas cidades.

A arte do graffiti, hoje em dia bastante difundida nos grandes centros urbanos onde a manifestação artística sempre aparece antecipando a próxima tendência, agrega valores humanos e financeiros a quem se envolve. O graffiti do século XXI é utilizado como linguagem no mercado de empresas como a Coca-Cola, Skol, Ice Kiss, Nestlé e outras que vêm adotando esta cultura nos produtos e propagandas devido a grande empatia com o público jovem.


As grandes cidades oferecem versatilidade na arte do graffiti e a encontramos pintada em muros, portões, carros, trens e assim por diante. O graffiti tem invadido galerias e museus, fachadas de construções importantes e até mesmo encontramos essa arte no seleto mundo da moda. Hoje é “fashion” ter alguma peça grafitada no guarda-roupa, seja estampando camisetas, bolsas, bonés, vestidos e outros acessórios da moda.


Isso sem contar com o uso do graffiti nas capas de revistas e no design de objetos de decoração caros e sofisticados, como luminárias e cadeiras. Sempre com muito humor, descontração e cores, o graffiti é um convite ao encontro com a Arte. Pode-se expressar qualquer coisa que se deseja, pois a variedade de elementos e a pluralidade de temas abordados é quase infinita.


Um dos sócios da galeria Choque Cultural, pioneira nesse tipo de trabalho, diz que o valor dos artistas é dado pelo mercado, pelos museus e que os grafiteiros brasileiros são considerados no mercado internacional como alguns dos melhores do mundo. Artistas nacionais já participaram de uma exposição coletiva na Jonathan Levine Gallery, em Nova Iorque : A Survey of Brazilian Street Art. O Brasil pode se orgulhar de apresentar, no cenário do graffiti mundial, uma face única e exuberante.

 

0 comentários:

Postar um comentário